Portugal entra na fase de Mitigação, devido ao aumento do número de contágios. Isso implica em mudanças no atendimento aos Doentes.

fase de mitigação




O combate ao covid-19 passa para a fase de mitigação, nesta quarta-feira, 25/03, devido ao aumento do número de contágios locais pelo coronavírus, em Portugal, de acordo com o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. É um aumento de 27% face ao dia anterior.

Portugal está prestes a entrar na terceira fase da pandemia, a de mitigação, o que envolve mais esforços” – Diz António Lacerda Sales, Secretário de Estado da Saúde.

O Plano Nacional de Preparação e Resposta ao novo coronavírus estabelece três níveis e seis subníveis, de resposta e controle da doença, de acordo com a avaliação de risco para a covid-19 e o seu impacto para Portugal. Segundo o documento da DGS, a fase de mitigação, nível vermelho de alerta e de resposta três (a mais elevada de uma escala de três), corresponde à presença de casos de covid-19 em território nacional e divide-se entre os subníveis de “cadeias de transmissão em ambientes fechados “e “cadeias de transmissão em ambientes abertos”.

Fases em Portugal

Segundo a diretora-geral da Saúde esse processo envolve algumas alterações nos cuidados com os pacientes  que apresentarem sintomas.  Até então os doentes eram encaminhados para instituições hospitalares de referência, agora as respostas serão mais alargadas, explica Graça Freitas. Ou seja, os infetados passam a poder ser acompanhados em casa (cerca de 80%), no centros de saúde mais próximos da sua residência, no caso de “um grupo de doentes com sintomas um bocadinho mais graves” e só os casos críticos (aproximadamente 5%) serão internados na rede alargada de hospitais.

A resposta é dada de acordo com a proximidade do local onde se encontra o doente, sem olhar à dicotomia público/privado e tentando sempre que possível isolar os infetados com covid-19 dos restantes doentes. A pensar nisso, os três institutos portugueses de oncologia (IPO de Lisboa, Porto e de Coimbra) não deverão receber nenhuma pessoa suspeita de infeção, como medida de proteção dos seus doentes imunodeprimidos.

Fonte:

Resumo




Hospede seu site com a DigitalOcean

DigitalOcean Referral Badge







Assista Nossos Vídeos

Veja o que está rolando nas nossas Redes Sociais.

Logo Youtube
Logo Instagram
Logo Facebook
Logo Twitter